quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Prestação de Serviços à Comunidade ou entidades Públicas

Associação Receberá até 04 (quatro) Prestadores de Serviço a Comunidade

Mas o que é isso?


Dentre o rol das alternativas à prisão encontra-se a Prestação de Serviços à Comunidade ou Entidades Públicas, explícita nos artigos 43, IV e 46 do CPB. Esta modalidade consiste na realização de atividades gratuitas a instituições que atende a comunidade em geral ou entidades públicas como: ONG`s, orfanatos, creches, parques, escolas, hospitais, Defensorias Públicas, Fóruns entre outros. Ela, normalmente, desenvolve-se em média de 7 horas semanais, não podendo prejudicar o prestador de serviços no seu horário habitual de trabalho e/ou atividades.
Essa alternativa a prisão não pode ser confundida com a modalidade de trabalhos forçados que é vedada pela Constituição Federal, ela é modalidade gratuita de serviços, possui tempo limitado, tem caráter retributivo e ainda devem ser consideradas as aptidões de seu beneficiário, o que é completamente diferente de trabalhos forçados, nos quais seus condenados exercem atividades penosas.
A Prestação de Serviços à Comunidade, ao contrário da medida de reclusão, permite oportunidades a seu beneficiário, pois o infrator não é privado da sua liberdade e nem deixa suas atividades habituais, ao contrário, ela valoriza-o, proporciona-lhe aprendizado, dando-lhe oportunidades por meio do trabalho ter contato com pessoas habituadas a boas condutas e normas de cidadania, oportunidades de demonstrar habilidades a serem valorizadas e aproveitadas, transformando seu beneficiário de sujeito do crime para um sujeito social consciente da cidadania, enfim, permiti-lhe acesso a serviços públicos por meio do exercício do direito de punir.
Como se vê, a Prestação de Serviços Comunitários possui um caráter ressocializador, uma vez que não remove da sociedade ou isola o autor do fato criminoso, mostra-lhe, na verdade, o seu papel junto ao exercício da cidadania ou até mesmo, dá-lhe oportunidade de trabalho, sendo detectadas aptidões profissionais e artísticas no cumprimento daquela.
Pensando ainda pelo lado da reintegração social, percebe-se também um benefício desta alternativa penal, uma vez que o fato de não ter sido preso ou não se encontrar preso, evita o estigma de “ex-presidiário”, facilitando-lhe oportunidades que são mais difíceis para pessoas egressas do sistema penitenciário a procura de sua reintegração.
Enfim, a Prestação de serviços à Comunidade é uma alternativa penal de grande valia, pois é um excelente instrumento reeducativo e socialmente útil, vez que não é o infrator retirado do convívio social e sim existe uma maior aproximação e participação da sociedade no seu processo reintegrador. 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Documentos Oficiais

Ata de Eleição e Posse da nova diretoria já está publicada na Página, Documentos Oficiais.  A Página da Diretoria já foi igualmente atualizada.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Eleições 2012


Com 100% dos votos válidos e com a Nova Diretoria da Associação foi eleita e empoçada no dia 17 de outubro de 2012, para um mandato de 2 anos.
Após homenagear os fundadores e presidentes que passaram na direção da instituição, dois antigos sócios foram lembrados como exemplo de participação, os quais também tiveram a sua homenagem. Valcir Macarini e Manoel Cardoso (In menorium).

Os presentes acreditaram que os 37%  de abstenção deixaram de comparecer por problemas de comunicação, contudo os 63% dos sócios que compareceram foram suficientes para garantir uma eleição tranquila e folgada do ponto de vista eleitoral.

Como não houve uma segunda alternativa de chapa, todos votaram favorável a chapa 1. A nova diretoria ficou assim composta:

Presidente: Edimilson Pereira Colares
Vice presidente: Chesman Pereira Emerim Júnior
Secretária: Camila Pereira Colares
Tesoureiro: Renato Colares Machado
2ª Secretária: Henriqueta Biava
2ª Tesoureiro: Dilamar Generoso Rabelo

O Conselho Fiscal foi eleito por nome mais votado em separado, destrelando da Chapa 1, para uma melhor fiscalização das atividades, ficando assim composto:

Leoni Figueiredo de Oliveira - Titular
Neiva Maria Vefago de Oliveira - Titular
Alexandre Souza de Luca - Titular
Sidnei Maciel Silveira - Suplente


quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Primeira Chapa Inscrita

Dia 17 de outubro acontecerá a 10º Eleição da Associação de Moradores. A Primeira Chapa franqueada por Edimilson Colares, já está registrada, conforme as disposições estatutárias. Depois de um longo período afastado da presidência Edimilson volta a concorrer para o seu 5º mandato em 19 anos de associação.
A Chapa está assim composta:

Presidente: Edimilson Pereira Colares
Vice-presidente: Chesman Pereira Emerim Júnior
1ª Secretária: Camila Pereira Colares
2ª Secretária: Henriqueta Biava
1º Tesoureiro: Renato Colares Machado
2º Tesoureiro: Dilamar Generoso Rabelo.

Em seu registro a chapa deixou aberto a eleição para compor o Conselho Fiscal que é formado por 3 membros efetivos e 1 suplente que deverão ser eleito no dia do pleito.